Diferenças entre corrida e caminhada e seus benefícios

correr-caminhar

correr-caminhar

Qualquer uma das atividades praticadas de forma correta, trazem grandes benefícios para a saúde, além de melhorar o condicionamento físico a caminhada ou corrida melhora inclusive a mente.

A corrida e a caminhada são duas atividades que as pessoas mais escolhem como o primeiro passo para se exercitar, é a ponte inicial para uma vida mais saudável.

Fato é que, esse tipo de atividade não requer nenhum custo monetário, e você pode desfrutar de paisagens se caminhar ou correr em parques por exemplo.

São atividades que cada dia que passa tem mais e mais adeptos principalmente em épocas de calor, porém elas possuem particularidades que devem ser seguidas no momento de optar por uma ou por outra.

De acordo com especialistas, as duas atividades são equivalentes e proporcionam benefícios a saúde equivalentes

 

“Dentre os benefícios fisiológicos pode-se destacar um aumento de gasto calórico, a tonificação muscular (principalmente dos músculos das pernas), da melhora pulmonar e do melhor aproveitamento de oxigênio. As duas  modalidades também reduzem a formação de varizes, melhoram o sono e aumenta a disposição durante o dia”.

Melhor optar por Corrida ou caminhada?

É de suma importância você observar alguns fatores antes de escolher dentre as duas opções.

“Se você procura sair do sedentarismo, a prática da caminhada é benéfica para a manutenção da saúde. A atividade além de melhorar a circulação, combate a osteoporose, protege o coração contra infartos e pode ser realizada por um grupo de pessoas, como idosos, obesos e gestantes”.

Agora se você procura emagrecer a corrida é mais indicada:

“Aumento da ativação no sistema cardiorrespiratório, a corrida sai na frente. Correr aumenta um maior impacto articular, devido a um ganho maior no nível de pressão que as articulações recebem”.

Porém atente-se antes de iniciar qualquer atividade física você deve se consultar com um especialista(médico) e realizar exames, assim você tem ciência de como está o atual funcionamento do seu organismo.