Dicas para organização de informação em websites

codigos de programação para sites

Na hora de fazer a criação de sites, é muito importante que você fique de olho em alguns pontos importantes, como, por exemplo, a organização de informações. Um dos grandes erros da maioria das pessoas que desejam ter um site é esquecer de organizá-lo de forma otimizada e atrativa.

Isso é extremamente prejudicial, pois um website bagunçado, com excesso ou falta de dados, além de não atrair audiência, transmite uma imagem profissional bem ruim. Por conta disso, antes de criar qualquer portal na internet, é muito importante pensar na estrutura e aparência que ele terá.

A criação de sites não se trata apenas de programação e regras de SEO. Ela é um verdadeiro exercício de entender o que os internautas procuram, o que você deseja transmitir e unir tudo isso em um ambiente atrativo, organizado e otimizado, tanto para o computador como para os dispositivos móveis.

Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma tarefa muito fácil. É preciso muita paciência, estudo e dedicação. Por conta disso, nós separamos algumas dicas de como melhorar a organização do seu website.

Faça um planejamento prévio

Nunca comece a criação de sites sem ter um planejamento detalhado do que você vai fazer. Esse plano precisa abranger todos os aspectos essenciais para a funcionalidade de um website, desde a escolha das cores até a quantidade de categorias, subcategorias, seções e abas que ele terá.

Essa etapa é essencial, pois, sem ela, com certeza, você acabará se perdendo no caminho e não saberá ao certo a quantidade de abas que precisa fazer, nem onde deve colocar determinadas informações.

codigos de programação para sites

Estude sites do mesmo segmento

Não se trata de copiar os concorrentes, mas sim observar o que eles têm e ver aquilo que você acha agradável ou não. Lembre-se, a criação de sites é um exercício de criatividade, logo, é preciso ver o que os outros já fizeram para ver o que você pode fazer de diferente e inovador.

Evite o excesso de informações

Informação é importante? Sem sombra de dúvidas, mas o excesso dela é totalmente dispensável. Tenha em mente que você está na internet, logo, é preciso dinamismo e rapidez para acompanhar essa geração de pessoas que já nasceu dentro da Era Digital.

Por conta disso, é necessário saber medir a quantidade de informações que você irá colocar no seu website. Elas precisam ser suficientes para tirar todas as dúvidas da audiência, mas não em excesso, a ponto de afastar os seus leitores.

Seja objetivo e claro

Essa é uma dica complementar à anterior. Suas informações sempre precisam ser claras e objetivas. Além disso, atrair mais a atenção dos internautas é essencial para que você tenha um bom ranqueamento nos buscadores.

Isso porque os robôs que fazem a verificação dos conteúdos dos sites já possuem algoritmos que são capazes de identificar quais conteúdos são realmente relevantes e quais são apenas para fazer o famoso “encher linguiça”. Por isso, sempre seja claro e objetivo.

Lembre-se da responsividade

Atualmente, boa parte dos acessos à internet ocorre por meio de dispositivos móveis. Por conta disso, na hora de organizar as informações do seu website, lembre-se que provavelmente ele será visto através de um smartphone ou tablet. Logo, o conteúdo precisa ser adaptado para essas plataformas também.

Tenha em mente que a criação de sites é uma tarefa que envolve muito estudo. Todos os dias, surgem novas tendências baseadas nas demandas dos internautas. Por conta disso, na hora de organizar o seu site, sempre procure fazer algo que possa ser modificado posteriormente, caso uma nova tendência surja.