Agachamento: Dicas para melhorar a perfomance deste exercício

agachamento

Se você frequenta uma academia ou já frequentou, com certeza já ouviu falar sobre este exercício que não só serve para mulheres como muitos homens pensam: o AGACHAMENTO.

O agachamento é um exercício muito eficaz e é um dos prediletos de mulheres que procuram o como ganhar massa muscular nas pernas e glúteos rapidamente.

Porém para você ter coxas grossas e ficar com o bumbum durinho é necessário executar o exercício de maneira correta, assim você minimiza em 98% o risco de lesões.

Por ser um exercício tradicional que está presente em uma grande porcentagem de treinos de frequentadores de academia, muita das vezes os praticantes de musculação acabam não dando a devida atenção na hora da execução e realizando o mesmo de forma errada.

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O coordenador de uma rede de academias, Gabriel Toledo Barbosa, explica em 6 simples passos abaixo como o agachamento deve ser feito.

“Em primeiro instante, é preciso prestar atenção à carga que será utilizada. Se você não está acostumado a treinos muito pesados, comece realizando o movimento sem peso ou com baixíssima carga e depois inclua uma carga moderada que deve ir aumentando de forma gradativa. Muita carga (peso) pode fazer com que a execução do exercício seja feita de forma errada e ainda causar lesões, principalmente na coluna cervical”, explica a profissional.

Gabriel listou abaixo 6 dicas importantes para você que quer saber de uma vez por todas como ganhar massa muscular nas pernas e glúteos rapidamente através agachamento:

1. Atentes primeiro na posição das pernas que devem seguir o seguinte esquema: quando você descer, o seu joelho não pode passar a linha da ponta do pé; mantenha um ângulo de 90 graus entre seu posterior de coxa e panturrilhas.

2. Agache até o final, sem parar na metade, caso não consiga reduza a carga. Procure descer até as pernas formarem o ângulo de 90 graus.

3. O movimento deve parecer como o de sentar; imagine que atrás de você tenha um banco para realizar o apoio quando estiver fazendo o movimento. Uma dica para iniciantes é usar um step para repetir o movimento de sentar e levantar, para melhorar a técnica antes de começar o agachamento.

4.  A velocidade da subida e descida deve ser controlada, evite que seja feito de forma muito rápida. Execute movimentos concentrados e distribua a força por toda a base do seu pé.

5. Quando terminar o movimento de agachar, evite ao máximo algum tipo de tranco na coluna, você pode lesionar a lombar. Mantenha os movimentos o mais fluído possível. Nunca force o seu quadril para frente ou para trás quando finalizar o movimento.

6. Em caso de dúvidas pergunte e siga as instruções de um profissional de educação física. Ele será o melhor indicado e mais capacitado para corrigir e te ensinar de uma vez por todas a realizar um belo movimento de agachamento.

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